"Devemos promover a coragem onde há medo , promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero." - Nelson Mandela

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Saiu no Lance!

LEIA A MATÉRIA DO LANCE!

Loucos Pela Seleção

Corintianos cruzam quatro países em uma van e encaram até ‘ataque’ de zebras

Por: Thiago Salata

Loucos pelo Corinthians e, durante a Copa, pela Seleção brasileira. Um grupo de sete corintianos, e um jornalista gaúcho, deixou o Brasil em 2 de junho para acompanhar o Brasil na África do Sul.

Mas a aventura não se limitou apenas ao país da Copa. Dois dias após chegarem a Johannesburgo, os fanáticos, integrantes da Camisa 12 e que batizaram a “equipe” de Corinthianos da Copa, resolveram ver o Brasil jogar na Tanzânia.

O time de Dunga jogaria em Dar ES Salaam, no dia 7. A distância da cidade para Johannesburgo é de 2.461km, e teria de ser percorrida em três dias, em uma van alugada por um amigo recente da Angola.

- Conhecemos ele em um bar quando chegamos – contou Marcus Guilherme Passos, de 25 anos.

O grupo não chegou a tempo ao destino, mas passou por Zimbábue, Zâmbia, entrou na Tanzânia e retornou à África do Sul por Moçambique. A chegada foi no dia 11.

Revezaram-se no volante e dormiram na van, alimentados, em grande parte, por pão com sardinhas. No Zimbábue, susto: de madrugada, a bateria da van acabou.

- Paramos no meio do nada. Não tinha luz. Descemos do carro por segurança. Aí, a manada de zebras cruzou a estrada! – disse Passos.

Um carro parou no caminho e, por cerce de R$100 reais, um nativo vendeu uma bateria para salvá-los.

Em Lusaka, capital da Zâmbia, o grupo abriu uma bandeira “corintiana-brasileira”, de 25m por 17m, e ensinou o povo a gritar Corinthians.

Eles não têm ingressos para jogos do Brasil, mas ficarão ate o fim da Copa na África do Sul. Amanhã, irão ao Ellis Park atrás de cambistas.

Casos da viagem

‘Invasão’ no hotel da Seleção

Ontem à noite, equanto jornalistas e sócios do Randpark Golf Club assistiam a Alemanha x Austrália pela TV, o grupo de corintianos transitava pelo baro do clube. Acesso é restrito a pessoas credenciadas pela FIFA, mas os torcedores conseguiram passar pela segurança devido à van personalizada com bandeiras do Brasil. A meta era chegar até os jogadores, mas não foi concretizada. O Brasil está no Hotel Fairway, que faz parte do complexo. A concentração fica protegida por seguranças e isolada por um tapume.

- Ninguém reclamou, entramos aqui – sorriu um dos corintianos.

Drama para entrar no Zimbábue

O grupo teve problemas para passar via terrestre na fronteira da África do Sul com o Zimbábue. Um visto é exigido e os problemas financeiros do último fazem com que a população local viaje em busca de compras no país vizinho.

- Havia problemas de seguro do automóvel, visto e por aí vai. Às 3h da manhã, havia mais de mil pessoas querendo passar a fronteira. Levamos cinco horas para cruzar. Uma bagunça. – lembrou Passos.

A experiência, no entanto, jamais será esquecida pelo grupo.

- Foi sensacional. Falavam no Brasil que seríamos mortos por tribos canibais (risos). Foi tudo tranqüilo. O povo recebia a gente com abraços, beijos – disse o fanático.

- Nos deparamos com uma realidade que não vemos no Brasil. Jogamos bola nas ruas, eles fizeram a festa – contou o jornalista gaúcho José Aveline, que não é torcedor corintiano, mas topou a empreitada a convite dos amigos de São Paulo.

Cada torcedor estima gastar cerca de R$ 6mil em toda a viagem, com retorno depois do Mundial o diário de viagem dos corintianos será atualizado online: http://www.corinthianosdacopa.blogspot.com/

Lá, vão postar imagens da viagem, assim como contar as aventuras que viverão no período em que ficarem pelo país durante a Copa.